Powered By Blogger

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SURGIMENTO DO ESPIRITISMO

Pra iniciarmos nossa primeira postagem do blog, iremos falar um pouco do surgimento do espiritismo.


É sabido que na História da Humanidade existiram várias revelações, pois nós, seres humanos que somos espíritos encarnados em busca de progressão, fomos evoluindo até chegarmos ao atual estágio de desenvolvimento. Viemos da pedra e hoje estamos no que muitos estudiosos ilibados chamam de Era do Espírito. Vamos começar agora um breve histórico do surgimento da Doutrina Espírita, com a codificação de Allan Kardec, codificação das diversas mensagens recebidas por ele e por diversos mediuns, pessoas sérias que atraves de sua mediunidade psicografaram mensagens de Espíritos Superiores, servindo-nos e fortalecendo a mensagem de Deus. Vamos ao breve histórico.

Poucos sabem sobre a origem do espiritismo, pensam a maioria que o espiritismo foi uma invenção de Allan Kardec. Entretanto, Kardec apenas procurou de forma lógica e racional com a ajuda de Espíritos em vibrações mais elevadas entender eventos tidos como sobrenatural ou sem explicação sensata para os olhos vedados da época.
A verdade é que as manifestações dos espíritos ocorrem entre os homens em todos os tempos da história. A própria Bíblia, é um dos maiores repositórios de fatos espíritas que pode ser elucidado e explicado sobre o ponto de vista da ciência espírita.
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Reunindo Religião, Ciência e Filosofia. Na idade média a figura de Joana D'Arc, foi para a fogueira por não querer renegar as vozes espirituais, que a motivaram a libertar a França.

Daquele tempo até os tempos atuais as manifestações espirituais ocorrem no seio de qualquer classe ou religião, e de qualquer pessoas, pois todos nós somos espíritos encarnados mas dependendo do local são consideradas, obras do Diabo, da imaginação ou loucura. O Espiritismo, naturalmente, existia antes do famoso Mistério de Hydesville que é, sem dúvida, um acontecimento-marco da evolução das pesquisas psíquicas no mundo. Muitas vezes, apresenta-se combatido e deturpado.
O caso Hydesville resume-se no seguinte: um espírito morto e enterrado
dentro da casa comunica-se através de pancadas, para encontrarem o seu
corpo, sob uma parede e enterra-lo. Essa experiência curiosa despertara um grande interesse nacional e internacional pela comunicação com os espíritos ".
Em 1854 Allan Kardec ouviu pela primeira vez falar nas mesas girantes, após ter o primeiro contato eis aqui a sua opinião "Eu me encontrava, no ciclo de um fato inexplicado, contrário na aparência, as leis da natureza e que minha razão reprimia. Nesse tempo era comum a reunião sem objetivo das manifestações espíritas que chamavam de mesas girantes".

Mas Kardec ao participar das reuniões procurou respostas lógicas e começou a questionar aqueles que se comunicavam e descobriu que estes não passavam de espíritos de pessoas que anteriormente teriam vivido na carne. Seguiu daí em 18 de Abril de 1957, o primeiro livro da Doutrina Espírita, o Livro dos Espíritos com 1019 perguntas feitas aos espíritos e todas respondidas a Luz do pensamento cristão, os ensinamentos que nosso Mestre Jesus disseminou entre nós.
Por exemplo, se quiser saber sobre:
O porque da existência? Leia a Q.132; O que é Deus? Q.01
Se o homem pode saber tudo sobre tudo? Q.17, De onde vieram os seres humanos? Q.43 Qual a ocupação dos espíritos?Q.558
Morrer dói? Q.154, Reencarnação existe? Q.166
Onde se instruíram as pessoas superdotadas? Q.361, e por ai segue...

Disto surgiram centenas de ataques e um batalhão de cientistas foi colocado na frente de batalha para provar que o Espiritismo não passava de uma simples asneira e que seus seguidores só poderiam ser uma tropilha de ignorantes guiados por um ser maldito que objetiva o mal.

Willian Crookes, sábio inglês e pesquisador de grande acuidade mundial, realizou durante os anos de 1870 a 1873, experiências, que se tornaram clássicas, com a médium extraordinária que foi Florence Cook , esta materializou durante três anos o espírito Katie King.
Frederico Zollner, notável físico alemão, utilizou-se, em 1877, de outro grande médium do passado, Henry Slade e, agindo como verdadeiro homem de ciência, que era, conseguiu extraordinários fenômenos de materialização, de transporte, de levitação e de escrita direta, a psicografia.
Willian Crawford é outro nome da Ciência, professor do Instituto Técnico e da Universidade de Belfast, que a história das pesquisas psíquicas apontará, um dia, como dos seus mais destacados e competentes cultores. A levitação de objetos foi estudada por ele com extremos cuidados.
E outro, outro... Bem, teremos que pular muitos outros nomes, como, Alexandre Aksakof, Myers,Oliver Lodge, Ernesto Bozzano,Willian Barrett.
Crookes, afirma em 1917, "É uma verdade incontestável que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro".

O físico inglês Oliver Lodge em 22.11.1916, em um discurso assegura " Mas, a conclusão é que a sobrevivência está cientificamente provada por meio da investigação cientifica."
Talvez o depois de todos estes dados, o leitor pode estar pensando; - Mas, como se tudo isto é verdade porque existe a discussão a respeito da sobrevivência até os dias atuais?

O filósofo José Ingenieros, já revelou o porque da situação atual desta questão em duas frases; "Onde todos andam de rastros, ninguém se atreve andar em pé"

http://ensinoespirita.blogspot.com/

Cronologia

Sócrates (470 - 399 a.C.), afirmava que os homens que viveram na Terra encontram-se após a morte e se reconhecem. Pôr pensar desta maneira, e difundir estas idéias, foi condenado a pena de beber cicuta (veneno);

Platão (427 - 347 a.C), foi discípulo de Sócrates e sua doutrina exerceu profunda influência em toda a filosofia ocidental. Foi o fundador do espiritualismo;

Pitágoras (570 - 496 a.C.) considerava que "a alma ‚ a verdadeira substância distinta do corpo, ao qual preexiste";

Demécrito (470 - 360? a.C.), um dos precursores da teoria atômica, estabelecia uma analogia entre a matéria e o Espírito. Dizia que "A matéria e o Espírito são formados de átomos, no entanto, os tomos do espírito são mais sutis que os materiais e são chamados tomos de fogo";

Sócrates afirmava que "a alma ‚ a causa da vida do corpo; desde que esse princípio animador o abandone, o corpo perece"; ???? ** Varias passagens bíblicas assinalam fenômenos mediúnicos (ver no final o ítem Aspecto Religioso do Espiritismo).

1520 ** Ruídos estranhos em Oppenheim, Alemanha, na casa de Melancthon.

1650 ** Havia pesquisas com ectoplasma (Vaugham - filósofo) que o denominou de mercúrio, pôr óbvios motivos de censura impostos pela Igreja. Outros nomes para o ectoplasma: plasma, teleplasma e ideoplasma (ver mais a frente o item correspondente a ectoplasma).

1661 ** Ruídos estranhos em Tedworth, Inglaterra, na casa de Mrs. Mompesson.

1716 ** Ruídos estranhos em Epworth Vicarage, e veja mais adiante o caso das irmãs Fox.

Isaac Newton (1642 - 1727) dizia que o Espírito nada mais ‚ do que um corpo de luz não material.

1744 ** EMANUEL SWEDENBORG (Um precursor doutrinário do Espiritismo). Swedenborg (1688-1772), cientista, engenheiro de minas, autoridade em física e astronomia, zoologista, anatomista, financista, político, estudioso da Bíblia, engenheiro militar e místico sueco foi quem, em 1744 afirmou ter recebido um aviso divino para se tornar "tanto um vidente quanto um anunciador da verdade espiritual e da doutrina que está pôr trás do sentido simbólico e literal das "Sagradas Escrituras". Com a idade de 54 anos era um dos homens mais cultos de sua época, pois o então Presidente da Sociedade Real, sir Hans Sloan, convidou-o para membro honorário daquela sociedade. Em 1749 publicou em Londres sua obra "Arcana Coelistia", em 4 volumes, que expunham sua doutrina, as interpretações espirituais das Escrituras, especialmente do Gênese e do Êxodo. Há muita fantasia em seus escritos (muita gente supunha-o esquizofrênicos , mas seu pensamento ‚ sempre sistemático.


É assim que iniciamos nosso debate acerca desse maravilhoso fenomeno, em busca sempre de nos edificar, pois estamos aqui pra isso!



Um comentário:

ESPÍRITA FLÁVIO MARTINS GOMES disse...

Irmão Antonio agradeço primeiramente pela visita de nossos trabalhos no blog, agradeço também pelas singelas palavras, pois nesta nova era de paz de amor da regeneração que se instala juntemos nossos propositos e forças para dar o testemunho da verdade em nosso seio de amor preparada pelo Mestre a 2010 anos atrás.Servimos a cada dia o alimento a aqueles que carece do pão,da compaixão e da caridade, é chegada a hora, o momento é agora unamos nossas enegias para alçarmos os céus, trazendo a nois a reforma interior garantindo e herdando a terra, continue na paz do nosso mestre jesus.